Beneficiamento de Arroz: o que é e como é feito?

A produção de arroz passa por diversos ciclos até alcançar o consumidor final. Além das etapas básicas que conhecemos, como a plantação e colheita, o arroz passa pelo beneficiamento. É hora de descobrir o que acontece nesta fase de produção do arroz!

 

O que é o Beneficiamento de Arroz?

Consiste, basicamente, na retirada da casca e do farelo do arroz e é seguido pelas seguintes etapas:

  • Limpeza

Através do processo de limpeza, é possível eliminar impurezas que possam estar misturadas ao arroz e que não foram retiradas por completo na etapa anterior, denominada pré-limpeza

  • Descascamento

Aqui, o arroz é descascado em máquinas, onde o grão é retirado do interior da casca. Nesta etapa, é preciso tomar cuidado com a umidade dos grãos, para evitar que sejam quebrados.

  • Separação

Na etapa de separação, os grãos passam por uma seleção mais rigorosa, antes de passarem para os processos finais. 

A utilização de máquinas nesta etapa, como a câmara de palha, são fundamentais para aumentar o rendimento da safra e melhorar a qualidade do produto.

  • Brunição e homogeneização

É aqui que os grãos descascados e integrais, que contém o farelo, são lixados por brunidores (máquinas que contém pedras abrasivas que retiram o farelo e separam o arroz branco).

Após, vem a fase de homogeneização, onde o farelo de arroz que permanece aderido aos grãos é retirado através de máquinas que utilizam spray de água e ar.

  • Classificação

Neste penúltimo processo, é onde as máquinas separam os grãos inteiros dos grãos quebrados.

Vale destacar que é neste momento que são definidos os tipos de arroz. O Tipo 1 é o que permite a menor quantidade de grãos quebrados.

Durante a classificação também podem ser retirados os grãos manchados, com alteração de coloração, etc.

  • Embalagem e expedição

Chegamos na última etapa, que consiste em embalar o arroz, respeitando as normas e regras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Após, é realizada a expedição do produto.

São diversas etapas que garantem a qualidade do produto final, para que os consumidores fiquem tranquilos e satisfeitos na hora de consumir este grão tão importante (e saboroso) em nossa alimentação.

E você sabia que a Puro Grão conta com uma indústria de beneficiamento de arroz, que possibilita o desenvolvimento da produção na região? A empresa atua com comprometimento, visando preservar a qualidade dos grãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.